was successfully added to your cart.

Como Ser Mais Produtivo?

estudante produtivo de faculdade

A maioria das pessoas sempre está procurando ser mais produtiva, ou seja, querendo produzir mais em menos tempo e gastando menos energia. No post de hoje, daremos algumas dicas para você ser mais produtivo no seu dia a dia, empregando menos tempo e energia em estudo e trabalho.

Pausas a cada uma hora e meia

Um estudo da empresa Staples observou que muitas pessoas se sentem culpadas quando fazem pausas no trabalho ou estudos. 25% dos funcionários da rede afirmaram que não param seu trabalho por alguns minutos para descansar por esse motivo. Obviamente, não é aconselhável fazer mais pausas do que trabalhar; porém, de acordo com o autor do livro “The Way We’re Working Isn’t Working”, você precisa descansar 20 minutos a cada uma hora e meia de estudos ou trabalho para aumentar a sua produtividade.

Soneca

É comprovado que o sono é fundamental para ser produtivo. O ideal seria conseguir dormir sete ou oito horas por noite, porém, nem todo mundo consegue se dar ao luxo de fazer isso. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Harvard, as pessoas possuem um relógio biológico onde células comandam o ciclo de sonos. Esse sistema responsável pelo descanso do ser humano para de funcionar de forma tão eficaz à tarde por causa do cansaço. Devido a isso, é recomendável descansar por aproximadamente vinte minutos no período da tarde, mas não mais do que isso! Se você dormir por mais tempo que o recomendado, as chances de você acordar mais cansado são grandes.

A importância da atividade física

A prática de atividade física aumenta a circulação de sangue no cérebro, estimulando a produção de novos neurônios cerebrais. A área do cérebro mais afetada durante a atividade física é o hipocampo, responsável pela memória. Com uma ótima memória, as chances de sermos mais produtivos aumentam significantemente.

Organize-se

Antes de dormir, faça uma lista das principais tarefas que você deverá realizar no dia seguinte. É recomendável que ela seja feita por ordem de prioridade e não seja muito extensa. Assim, você começará seu dia com muito mais clareza e será mais produtivo.

Desconecte-se

Quando for estudar, deixe sua mesa apenas com coisas importantes, como caderno, livro, lápis e caneta. Assim, as chances de você se distrair serão menores. Evite deixar o celular por perto para você manter o foco no que estiver estudando e não se dispersar.

Seja positivo

Os pensamentos negativos diminuem a produtividade. A positividade traz motivação, fazendo com que você tenha vontade de cumprir suas responsabilidades de maneira mais eficaz. Pensamentos negativos só atrapalham e diminuem seu rendimento na hora de cumprir suas tarefas.

Músicas que você mais gosta ou silêncio

Muitas pessoas só conseguem se concentrar e trabalhar ou estudar de forma produtiva quando estão escutando músicas que lhe agradam; outras, dependem do completo silêncio para isso. Existem estudos que corroboram com as duas opiniões. Portanto, escutar música enquanto realiza uma tarefa é algo muito pessoal.

De acordo com Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, o tipo de música que ajuda você a ser mais produtivo é aquele que você mais gosta de ouvir. Lesiuk descobriu que aqueles que ouviam música no trabalho faziam suas tarefas de forma mais rápida e tinham ideias melhores do que aqueles que não escutavam músicas. Isso acontece porque sons melodiosos liberam dopamina, um hormônio ligado ao prazer.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a ser mais produtivo. Esse post teve o intuito de ajudar você a fazer suas atividades e obrigações diárias de forma mais eficiente e organizada. Fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você com muito mais dicas para você, estudante.

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: