was successfully added to your cart.

Sua Alimentação Interfere nos Estudos?

alimentação ajuda nos estudos

Sabe quando bate aquele sono depois do almoço e você não consegue estudar? Ou quando você lê a matéria muitas vezes e parece que ela não fixa na sua cabeça? Podemos amenizar esses problemas com algo muito simples: a alimentação.

Normalmente relacionamos a alimentação com saúde e estética, mas na verdade ela abrange muito mais do que isso. Estudar parece ser uma tarefa fácil, precisamos apenas de uma mesa, um lápis e um caderno, porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Atualmente, muitas pessoas têm dificuldade para se concentrar nos estudos e guardar as informações na memória. É provado cientificamente que a alimentação interfere diretamente nos estudos e na saúde mental do aluno.

Para conseguir estudar, e muito mais do que isso, absorver o que está estudando, é muito importante estar com a alimentação regulada. De acordo com a nutricionista e coordenadora da equipe de nutrição clínica do Programa de Transtornos Alimentares, Fernanda Pisciolaro, o correto é o aluno tentar comer de três em três horas pequenas quantidades, e não comer muito em um intervalo muito grande de tempo.

Para aumentar o rendimento nos estudos os alunos precisam estar com a concentração a mil, sem sono, sem cansaço e não podem estar ansiosos. Nós preparamos uma lista de alimentos que devem ser comidos para ajudar a controlar todos esses fatores:

Concentração a mil…

A concentração do aluno é fundamental para não ficar disperso na sala de aula e na hora de estudar, especialmente para matérias de exatas, como Física I e Cálculo I. Para isso, a dica é comer alimentos que sejam fontes de energia, porém, que tenham a absorção lenta tais como:

  • Macarrão integral
  • Arroz integral
  • Barrinha de cereal
  • Legumes (beterraba, cenoura…)
  • Verduras (brócolis, espinafre, alface…)

Sem sono…

Devemos evitar alimentos que atrapalham a nossa digestão porque isso pode nos deixar cansados e com preguiça de estudar matérias de humanas como Sociologia. Assim, não é aconselhável ingerir alimentos com muita gordura e açúcar. Opte por refeições mais leves e equilibradas.

Xô ansiedade…

O problema da maioria dos alunos nos últimos tempos é a ansiedade. De acordo com os resultados PISA (2015), 81% dos estudantes no Brasil sofrem com ansiedade, o que atrapalha o rendimento do aluno. Podemos controlar a ansiedade e deixá-la de lado na hora dos estudos controlando a quantidade de cafeína e açúcar. O que comer para ajudar combater a ansiedade?

  • Banana, porque tem alta quantidade de triptofano, que ajuda na produção de seratonina melhorando o humor e o sono.
  • Frutas cítricas como laranja porque são ricas em vitamina C que diminui a produção do cortisol causador do estresse.
  • Espinafre porque contém vitaminas antidepressivas.

 Afiando a sua memória…

Se você é um aluno que gosta de estudar por videoaulas, como as  da Estudar com Você, por exemplo, a memória é muito importante para reter o que está sendo dito nos vídeos. Os alimentos listados abaixo podem ajudar vocês, alunos, a memorizarem mais informações:

  • Peixes
  • Frutas secas
  • Ovo
  • Sementes (quinoa, linhaça)

Galera, depois desse post podemos perceber como a alimentação pode nos ajudar na hora de nos concentrar, memorizar e aprender a matéria para a prova e para a vida. Uma alimentação saudável é essencial para a saúde não só física, mas mental! Espero que tenham gostado das dicas e fiquem atentos na hora de se alimentar!

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: