was successfully added to your cart.

Entidades Poli, descubra qual é a melhor para você!

By janeiro 9, 2018Entidades
Minerva Poli Usp mascote

Olá galera da Poli! Esse post vai esclarecer para você o que cada entidade da Poli oferece para o aluno. Nesse post daremos uma breve, porém, bacana explicação do que cada entidade faz para ajudar você a decidir qual é a melhor para você!

Grêmio Politécnico

Organização Política Estudantil que representa todos os alunos da Poli. Ideal para você que gosta de lidar com pessoas e organizar eventos. O Grêmio Politécnico também gerencia uma xerox, um curso de idiomas e uma lanchonete, além de promover e elaborar palestras e debates sobre diversos assuntos.

Associação Atlética Acadêmica Politécnica

A tão conhecida “Atlética” representa o esporte universitário dentro da Poli. A Atlética organiza treino, representa a faculdade em campeonatos externos e colabora com o crescimento do esporte universitário.

 iPoli – Escritório Politécnico Internacional

Para você que gosta de outros idiomas e culturas diferentes, a iPoli tem como objetivo integrar os alunos estrangeiros na comunidade politécnica, facilitar o acesso dos alunos politécnicos às informações sobre internacionalização e promover a troca de experiências entre brasileiros e estrangeiros. Uma ótima oportunidade para você conhecer pessoas do mundo todo.

Centros Acadêmicos

O Centro Acadêmico é responsável por organizar discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível para que todos possam participar. O CA é responsável por garantir a comunicação dos estudantes com os órgãos de representação geral, e também com a direção da universidade, além de discutir soluções para os problemas do curso. Cada CA reúne alunos de uma ou duas engenharias! Mas você pode participar do CA com que você mais se identifica.

Poli Júnior

O objetivo da empresa júnior da Poli é desenvolver habilidades dos alunos, que são responsáveis por produzir projetos com excelência. A empresa organiza eventos para o público politécnico, como a Semana de Cultura Empresarial, que visa aproximar estudantes e o mundo empresarial por meio de palestras e “working days”, o Workshop Integrativo, maior feira de recrutamento da América Latina e o Ser Empreendedor, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo universitário e organiza uma competição de empreendedorismo. A Poli Júnior é uma ótima entidade para ter um gostinho de como funciona uma empresa de verdade.

Escritório Piloto

O principal objetivo dessa entidade é fazer com que os alunos utilizem seu conhecimento adquirido nas salas de aula para desenvolver projetos de índole social e/ou ambiental, em conjunto com a sociedade de baixa renda, de forma a incrementar o desenvolvimento humano e econômico dessas comunidades.

PoliGNU – Grupo de Estudos de Software Livre

Parceiro do Escritório Piloto, a PoliGNU tem como objetivo promover a difusão, formação e desenvolvimento de tecnologia e software especialmente no que se relaciona à engenharia. Atua também com atividades relacionadas à temática de Dados Governamentais Abertos (OpenDataGov). O PoliGNU organiza oficinas e cursos como BI, CAD, GIMP, LaTeX, Wikipedia, programação em C e Python.

APĒ – estudos em mobilidade

Uma entidade muito bacana para você que se preocupa com o próximo. O objetivo deste projeto é debater e promover a mobilidade urbana sustentável, promovendo debates, estudos e palestras sobre esse tema.

Núcleo de Agroecologia e Tecnologias Sociais do Escritório Piloto

O objetivo deste projeto é desenvolver projetos de engenharia com assentamentos rurais agroecológicos conjuntamente com os assentados, proporcionando aprendizado prático e participativo das questões de infraestrutura, e trazendo conhecimentos em estudos e práticas de agroecologia para a academia. Os participantes desenvolvem o dimensionamento de sistemas de irrigação, estudos em agroecologia e permacultura, projetos de licenciamento ambiental e planos de manejo, compostagem de resíduos sólidos, projetos de reforma, entre outros.

PoliGen – Grupo de Estudos de Gênero

Entidade bem legal para você que se interessa em reduzir as desigualdades de gênero, principalmente na área de exatas. O PoliGen é um fórum de discussão que realiza palestras e bate-papos com convidadas e convidados de empresas ou da própria universidade para abordar questões de carreira para mulheres, por exemplo.

Ramo Estudantil IEEE

A entidade permite aos estudantes formarem redes de contato global com profissionais e estudantes, participarem de eventos, concursos, projetos e atividades humanitárias patrocinadas pelo IEEE.

PET Mecânica

O PET Mecânica desenvolve projetos ligados à pesquisa, ensino e extensão com o objetivo de contribuir para uma formação diferenciada de seus integrantes e demais alunos. O grupo realiza visitas técnicas, projetos de pesquisa, cursos de softwares da indústria, visitas culturais a feiras e exposições e organização de eventos acadêmicos.

PET Mecatrônica

Uma entidade que atualmente é formada por alunos e colaboradores do curso de Engenharia Mecatrônica. Na PET Mecatrônica os alunos junto com ajuda de professores, desenvolvem diversas atividades, como a realização de palestras para alunos da Poli, organização de visitas técnicas e culturais, estudo de idiomas e iniciação científica.

Equipe Poli Racing de Fórmula – SAE

A Equipe tem como objetivo projetar, desenvolver e construir um carro de competição monoposto no estilo fórmula para representar a Poli em uma competição que ocorre anualmente entre várias universidades de engenharia do Brasil. Todo o processo de desenvolvimento de um veículo protótipo de alto desempenho no estilo fórmula é feito pelos estudantes.

Keep Flying

Uma entidade bem legal para você que se interessa por construir e testar aeronaves cargueiras radiocontroladas. A Keep Flying permite ao aluno vivenciar um projeto completo de engenharia em menos de um ano, desde a sua concepção até o protótipo finalizado, presenciando problemas reais da profissão muitas vezes não explorados durante o curso.

Equipe Poli de Baja

O principal objetivo do Baja é ter um ótimo desempenho nas competições organizadas pela SAE Brasil. A participação no projeto permite ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e buscar especializações principalmente relacionadas à área automotiva. Ao ingressar na equipe, todo novo membro é acompanhado e recebe pequenos projetos para se familiarizar com a entidade.

Projeto Júpiter

A Equipe tem como objetivo projetar, construir e testar foguetes, unindo alunos de diversos cursos. Os projetos participam de competições de foguete modelismo universitário, tanto nacionais quanto internacionais. No início do semestre os ingressantes são apresentados a todas as áreas de trabalho e escolhem em qual pretendem atuar.

Poli Social

Uma entidade com uma pegada bem legal e altruísta. A Poli Social oferece serviços gratuitos voltados ao Terceiro Setor. Por meio do espírito empreendedor, seus membros são comprometidos com diversas causas sociais, de modo a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade com o intuito de provocar mudanças na sociedade.

Poli Finance

O Poli Finance é bem amplo, fazendo com que o membro nunca fique entediado. Na entidade, os alunos participam de grupos de estudos e de leitura, fazem projetos variados e visitam bancos. Além disso, o grupo oferece um curso de introdução ao mercado financeiro e seus membros participam de desafios sobre o mercado financeiro promovidos por grandes bancos.

A Estudar com Você deseja a você um ótimo ano letivo! Aproveite ao máximo o que a faculdade tem a oferecer. Esperamos que esse post tenha ajudado você a escolher a melhor entidade para participar. Fique ligados nos próximos posts!

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: