was successfully added to your cart.

Dicas de uma aluna que sobreviveu ao terceiro semestre da FGV

entrevista com dicas do terceiro semestre fgv

E aí galerinha da GV! No post de hoje, entrevistamos a Camila Zancanella, que acabou de fazer o terceiro semestre, e nos falou sua visão sobre esse período. Esperamos que isso ajude você, que está indo para o terceiro semestre, a se planejar!

Quais são as matérias mais difíceis e as mais fáceis, e por quê?

Primeiramente, acredito que é complicado dizer: “As matérias mais difíceis do terceiro semestre”, porque vai depender muito do aluno e do professor. Mas, no meu caso, acredito que Controladoria, Estatística II e Gestão de Operações foram as mais complicadas.

Controladoria é uma matéria que segue bastante o estilo de Contabilidade (segundo semestre). Tanto a prova parcial quanto a prova final são muito parecidas com exercícios feitos em classe, e as provas são condizentes com o que foi dado em sala de aula. Mas de modo geral, achei a prova parcial muito mais fácil que a final, então não deixe para depender da nota da prova final.

Estatística II é uma matéria muito legal. As provas são de múltipla escolha e tanto a prova final quanto a parcial têm a mesma dificuldade; contudo, muita gente acaba indo pior na parcial porque ainda não tem muito entendimento sobre a matéria.

Acredito que a minha sala não teve nenhuma matéria que não tivesse trabalho em grupo. Todas as matérias tinham algum quiz ou trabalho final em grupo. Em especial, Pesquisa de Mercado tem GRANDE parte da nota final composta por um único projeto durante o semestre.

Agora, Psicologia II, Ciência Política e Análise Estratégia não são matérias difíceis. Mas, dependendo do professor pode ser mais complicado para algumas salas do que outras. São três matérias que envolvem leitura e sua compreensão sobre os assuntos abordados. Não tem muita matemática envolvida e não são difíceis de passar. (Mas não vamos abusar da sorte).

Deixei a matéria mais controversa para o final: Gestão de Operações, a famosa “Gestão de Projetos Aprimorada”. Essa daqui tem gente que odeia, que vai mal, que não sabe o que está acontecendo na matéria no final de semestre e, tem gente que ama e que acha sensacional. Gestão de Operações é uma matéria que envolve bastante estatística e, ao mesmo tempo, tem uma parte bem legal de teorias.

Dicas da Camila:

Minha dica para a matéria de Controladoria é fazer e refazer os exercícios. Vai ajudar muito para pegar o jeito da coisa. A dica para a matéria de Estatística II é fazer exercícios e estudar bem a fundamentação teórica. E, para garantir que você está entendendo tudo, é melhor ir às aulas. Para a matéria de Pesquisa de Mercado é muito importante fazer direito o projeto e entregar bem feito todas as apresentações, não é difícil, mas é trabalhoso. Em relação à matéria Gestão de Operação não sei se tem muito segredo para ir bem, mas tomar muito cuidado para não chegar ao final do semestre desesperado, porque em um momento parece que está tudo certo, mas daí você descobre que não é bem assim. Dica é ler o livro, SIM, o livro não é tão chato e você acaba aprendendo muito com ele.

Dizem que o terceiro semestre é um dos mais fáceis da GV, mas, mesmo assim, não deixe para fazer os trabalhos de última hora, pois eles têm uma parcela grande nas notas.

Esperamos que as dicas super bem detalhadas da nossa parceira Camila ajudem vocês a arrasar no terceiro semestre da GV! Fiquem ligados nos próximos posts. A Estudar com Você deseja a todos um ótimo início de aulas!

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: