was successfully added to your cart.

Dicas de uma aluna que sobreviveu ao terceiro semestre no Insper

entrevista com dicas do terceiro semestre insper

Olá universitários! O post de hoje é uma entrevista com a aluna Ana Cordeiro que acabou de cursar o terceiro semestre no Insper. A Ana vai nos dar várias dicas de como são as matérias no terceiro semestre. Esperamos que esse post ajude você a se organizar melhor nesse semestre que está por vir.

As matérias cursadas no terceiro semestre do Insper são Finanças I, Modelos para Tomada de Decisão, Estatística II, Microeconomia II (Preços) e História Econômica e das Organizações (HEO). Como nos semestres anteriores a esse, a carga de exatas é muito pesada. Contudo, diferente do segundo semestre, as matérias são mais interessantes e mais próximas da realidade do aluno, muitas vezes podendo ter o seu conteúdo aplicado no mundo real.

Quais as matérias mais difíceis, e por quê?

Para a maioria dos alunos, as disciplinas de maior dificuldade são Estatística II e Microeconomia II. Ambas irão se aprofundar nas suas respectivas trilhas e são fundamentais para cursar Econometria no quarto semestre.

Em Estatística II, no começo do semestre, é preciso que o aluno lembre bastante da segunda parte do curso de Estatística I (foco no Modelo Probabilístico da Normal). Além disso, é importante saber muito bem estimadores, uma vez que é uma matéria que cai na PI, na PF e na Sub.

A matéria de Microeconomia II é de longe a disciplina mais difícil se o aluno for do tipo que aprende mais em sala de aula do que estudando sozinho. As aulas costumam ser bem pesadas e, muitas vezes, confusas. Em geral, é necessária uma carga maior de estudo individual nessa matéria, tanto focando no livro (teoria e exemplos) quanto nas listas. Infelizmente, muitas vezes os gabaritos das listas (até então) estão errados ou incompletos; por isso, é importante tirar dúvidas com frequência.

As aulas de Finanças I são tranquilas e bem completas. Se o aluno fizer os exercícios do livro, ele com certeza estará pronto para as provas e quizzes. Um foco do aluno nessa matéria deveria, definitivamente, ser o trabalho. Um trabalho bem feito juntamente com uma PI razoável ajuda a passar praticamente sem a PF.

Modelos, no semestre passado, foi anormalmente difícil até a PI. A prova foi extensa e trabalhosa, por isso muitas pessoas foram mal. Contudo, se o aluno comparecer nas aulas e fizer os exercícios propostos em sala, geralmente é o suficiente para garantir um 5 na PI. Nessa matéria, a maior dificuldade é o trabalho. Nesse quesito, os professores se mostraram bem rigorosos. Vale acrescentar que a avaliação dos trabalhos é bem mais tranquila para os grupos que pediram ajuda na monitoria e no atendimento.

Por último, a matéria de HEO é a mais pesada na trilha de humanas do Insper até então. O professor cobra muito a aplicação da metodologia nos relatórios e nas provas (foco no conceito de Trajetórias Históricas e no de Instituições), muitas vezes reduzindo a nota de textos que não se situam historicamente. Como há muitos cases ao longo do semestre (foco nos EUA na primeira parte), é bom tentar encontrar uma maneira em que o grupo todo coopere para fazer os relatórios.

Quais dicas você daria sobre as matérias?

A chave para se dar bem esse semestre é se organizar, desde organização de horários até cronogramas de matéria, o que for ideal para o aluno não acumular matéria. É muito importante ter a matéria em dia, principalmente se estiver carregando alguma DP. Descobrir a metodologia de estudo que funciona para si também vai ajudar a passar direto nesse semestre.

O que ajuda bastante na matérias de Estatística II  são as monitorias e as listas de exercícios, sendo ótimas preparações para as provas. Para Finanças I, a monitoria ajuda muito, uma vez que, além de tirar dúvidas e resumir a matéria, disponibiliza exercícios de provas passadas. Na disciplina HEO, é bom tentar fazer resumo do semestre com base no plano de aulas e complementar com as discussões feitas em sala.

Além disso, para quem quer aliviar nas PFs, é superimportante tirar acima de 5 nas PIs e ir bem nos trabalhos. O terceiro semestre tem uma carga maior que os anteriores de trabalhos e atividades, e por isso, muitas entregas de trabalho coincidem umas com as outras (daí a importância de se organizar).

É isso pessoal, esperamos que vocês tenham aproveitado bastante a entrevista com a Ana. A Estudar com Você deseja a todos vocês um ótimo início de semestre. Não esqueçam de checar os próximos posts do blog!

 

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: