was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao primeiro ano da Poli

Atenção, atenção galera da Poli! O post de hoje vai ser o melhor presente que você receberá nesta semana!

Entrevistamos o João Victor Meneghini, que acabou de fazer o primeiro ano da Poli. Ele nos contou quais são as matérias mais complicadas e as mais fáceis do primeiro ano.

Quais são as matérias mais difíceis e as mais fáceis? Por quê?

Quais dicas você daria sobre as matérias?

No primeiro semestre, as matérias do ciclo básico são Cálculo IFísica IÁlgebra Linear IIntrodução à Computação, Introdução à Engenharia (para alguns) e Introdução à Representação Gráfica (PCC).

Física I é a matéria mais difícil do primeiro semestre, na qual mais de 30% dos alunos de 2017 reprovaram. Os exercícios não são mecânicos, eles necessitam muito de raciocínio, e os professores são bem rigorosos.Algumas dicas que eu daria pra mandarem bem na matéria são: resolver provas antigas pra aprender como fazer os exercícios; estudar pelos resumos; não colocar muito esforço nas listas, pois elas são muito diferentes do que é cobrado na prova;e, também, ir aos Fujas do Nabo oferecidos pelo Grêmio Politécnico se tiverem com dúvidas (os alunos que dão essa matéria nos fujas mandaram muito bem em seus anos e, por isso, sabem vários macetes que vão ajudar).

Álgebra Linear I e Cálculo I também são matérias difíceis porque a maioria dos conceitos são novos e os alunos ainda não estão acostumados com eles. Cálculo I é a matéria que todo aluno já ouviu falar e espera aprender no curso de engenharia. Já Algelin I é um pouco mais abstrato, porémretoma alguns conceitos do ensino médio como vetores e matrizes, assim como Cálculo I, que retoma funções.Pra essas matérias, o segredo a resolver parte das listas pra fixar bem os conceitos e partir pras provas antigas pra pegar a manha de resolução dos exercícios.

PCC é uma matéria estressante e complicada pra quem nunca teve contato com algum programa de desenho assistido por computador, o famoso CAD, porém, a maioria passa na matéria – o segredo é tentar fazer todos os entregáveis e não faltar às aulas. Muitas vezes, os monitores irão salvar a sua vida, eles manjam muito; então, fique amigo deles. Em PCC, o aluno deve entregar uma tarefa de acordo com a teoria estudada em casa.

Introdução à Engenharia, por fim, é uma matéria que varia de curso pra curso. Em algumas engenharias a matéria é ministrada no primeiro semestre e em outras, no segundo. A dificuldade também é variada, assim como forma de avaliação, que pode vir a ser projetos, trabalhos e/ou provas também. De modo geral, ela não costuma ser uma matéria difícil, mas, em alguns casos, pode dar bastante trabalho.

Já no segundo semestre, as matérias do ciclo básicosão Cálculo II, Álgebra Linear II, Física II, Mecânica I e Introdução à Engenharia (para aqueles não tiveram no primeiro semestre).

Física II no segundo semestre também é muito difícil, pelos mesmos motivos da Física I, apesar de trataremde assuntos muito diferentes. Envolve conceitos que, em sua maioria, os alunos nunca viram antes, como, por exemplo, resolver equações diferenciais. E o rigor de correção ainda continua sendo um fator que dificulta o aluno de tirar uma nota muito alta. As dicas pra essa matéria são as mesmas que pra Física I.

Mecânica I é muito complicada porque o conteúdo é bem complexo e tem exercícios muito grandes, porém, a forma de resolução dos exercícios costuma se repetir; então, o segredo a fazer muitos exercícios da lista, que são bem parecidos com os que caem em prova, e resolver provas antigas.

Álgebra Linear II é extremamente abstrata porque o aluno precisa compreender muitos conceitos matemáticos e definições. Pra mandar bem, você deve entender como resolver os exercícios. Pra isso, fazer provas antigas, ver as resoluções dos resumos e decorar os algoritmos de resolução de alguns tipos de exercícios são ótimos caminhos a se seguir.

Cálculo II é considerado entre a maioria dos alunos o Cálculo mais fácil, apesar de também conter certa carga de conteúdo teórico um pouco mais dificultosa. Essa matéria serve para aplicarmos parte do conteúdo aprendido em Cálculo I com mais variáveis.Pra ela, as mesmas dicas de Cálculo I são válidas.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender melhor o que vai acontecer nesse primeiro ano na Poli. A Estudar parabeniza a todos os bixos que entraram na Poli-USP em 2018! Esperamos que todos vocês tenham um ótimo primeiro ano e que arrasem em todas as matérias. Fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você!

 

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: