was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao primeiro semestre da FGV

entrevista com dicas do primeiro semestre fgv

Olá bixos da FGV! Estão animados para começar essa etapa maravilhosa da vida de vocês? A Estudar com Você gostaria de ajudar vocês a começarem esse ano com o pé direito, então entrevistamos o aluno Vitor que acabou de arrasar no primeiro semestre. No post de hoje, ele dará várias dicas super legais sobre como foi seu primeiro semestre na GV.

Quais são as matérias mais difíceis e as mais fáceis, e o por quê?

No primeiro semestre o aluno terá as seguintes disciplinas: Matemática I (Cálculo I), Comportamento do Consumidor, Matemática Financeira, Sociologia e Modernidade, Introdução a Tecnologia da Informação, Introdução à Gestão, Gestão de Projetos e Atividades Planejadas I.

As matérias do primeiro semestre são consideradas de dificuldade mediana, algumas mais difíceis do que as outras, porém a maioria das matérias são bem trabalhosas.

Matemática I: Na matéria de Matemática I é estudado basicamente Cálculo I, porém com um foco maior para assuntos que um administrador vai precisar. A matéria é considerada mais difícil em relação às outras, mas não é impossível. O motivo disso é que a matéria depende de muito esforço e rotina de estudos regular.

Comportamento do Consumidor: Essa matéria é relativamente mais fácil que as demais, contudo é cobrado do aluno um vocabulário muito específico fazendo com que essa matéria exija a maior carga de leitura do semestre. Outro fato importante é que o professor pode aplicar provas surpresa.

Matemática Financeira: Essa matéria é considerada por muitos a mais difícil do primeiro semestre, pois são ensinados assuntos novos e complexos sobre o mundo financeiro. Por isso é exigindo um maior grau de estudo, mas para facilitar a compreensão do aluno, o professor passa ao final de todas as aulas listas de exercício, muitas delas valendo nota.

Sociologia e Modernidade: É uma das matérias mais tranquilas do primeiro semestre, pois não é apresentado muito conteúdo de que os alunos não tenham uma ideia prévia. Porém, a matéria é ensinada de uma forma mais aprofundada e trazida para a realidade dos alunos.

Introdução à Tecnologia da Informação: Nessa matéria é ensinado como usar o Excel. O conteúdo não é difícil, mas a disciplina demanda grande atenção dos alunos durante as aulas.

Introdução à Gestão: É a matéria que tem como base os principais fundamentos do que é ser um administrador, também é uma matéria que exige grande nível de leitura, contudo é uma das mais fáceis do primeiro semestre.

Gestão de Projetos: Essa matéria é a que proporciona ao aluno um maior contato com a prática de elaboração de projetos, com uma grande quantidade de trabalhos em sala e em grupo. É uma matéria muito densa e carregada de conteúdo, portanto requer bastante dedicação do aluno.

Atividades Planejadas I: Essa é a única matéria do primeiro semestre que não exige estudo e não possui provas, contudo no final do semestre tem um trabalho em grupo que vai determinar a nota do aluno. É uma matéria importante pois ajuda o aluno a descobrir recursos que a faculdade disponibiliza.

Quais dicas você daria sobre as matérias?

Primeiro, criar uma rotina de estudos, isso vai ser muito importante para que o aluno se dê bem no primeiro semestre. É importante ressaltar que matérias como: Introdução à Gestão, Sociologia e Comportamento do Consumidor, exigem alto grau de leitura durante o semestre, e essas leituras são importantes para a compreensão da matéria e para as provas. Por exemplo, na matéria de Comportamento do Consumidor, boa parte das provas são com perguntas relacionadas ao livro. Uma outra coisa com que os alunos devem se atentar são os trabalhos em grupo. Todas as matérias, com exceção de Sociologia, Matemática I e Matemática Financeira, possuem trabalhos em grupo, e no fim do semestre um trabalho final. O melhor a fazer é ter um planejamento junto com todos os membros do grupo, e adiantar os trabalhos o máximo possível, pois às vezes os prazos para entrega final batem com semana de prova. Já no caso de Matemática I e Matemática Financeira, é muito importante os alunos fazerem as listas de exercício e prestarem muita atenção às aulas. Por fim, existem as monitorias para tirar as dúvidas dos alunos, então sempre que for preciso os alunos têm esse suporte.

Então é isso pessoal, esperamos que tenham gostado das dicas do Vitor. A Estudar com Você deseja a todos vocês um ótimo início de aulas e fiquem ligados nos próximos posts!

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: