was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao primeiro semestre no Insper

entrevista com dicas do primeiro semestre insper

Atenção bixos do Insper que estão indo para o primeiro semestre! Nosso amigo Vinicius Machado, que acabou de terminar o primeiro semestre, deu uma entrevista para a gente contando detalhadamente como funciona esse período no Insper. Peguem suas canetas e comecem as anotações…

Quais as matérias mais difíceis e as mais fáceis, e por quê?

No primeiro semestre o aluno faz cinco matérias: Cálculo I, Microeconomia, Pensamento Crítico e Ético (PCE), Sistemas da Informação e Fundamentos da Administração (FDA). A ordem de dificuldade pode variar para cada aluno, mas as mais difíceis são: Cálculo, Microeconomia e Sistemas da Informação.

Cálculo I é uma disciplina que pode gerar dificuldades para quem não é muito bom em matemática, visto que a matéria fornece bastante conteúdo e exige uma boa base do ensino médio. Ainda bem que as aulas e monitorias são muito boas, ajudando muito em dúvidas particulares. As provas são de nível médio a difícil, mas, caso esteja em dia com as listas (nas quais o nível 1 serve apenas para introduzir o conteúdo, e os níveis 2 e 3 apresentam os exercícios do nível da prova), você se sairá bem.

Microeconomia é uma matéria exigente. A grande dificuldade da maioria dos alunos nessa disciplina é que as aulas e o livro base, o Mankiw, focam muito na teoria enquanto as provas exigem uma matemática avançada. A monitoria ajuda bastante, principalmente antes das provas.

Sistemas da Informação é a matéria que mais reprova no primeiro semestre. Dá para dividir a matéria em duas partes: o começo (que vai até um pouco antes da PI), que é bem tranquilo, onde só tem Access e Excel, vendo fórmulas e essas coisas. A segunda parte é mais difícil, onde começa VBA. As partes mais complicadas são os trabalhos, principalmente os primeiros, já que são baseados nas visitas de estatística. A parte mais importante é ter um grupo de três a quatro pessoas que participem nos trabalhos.

PCE é uma matéria tranquila, onde as aulas são leves, mas com bastante conteúdo. Prestar atenção nas aulas e anotar a matéria passada na lousa ajuda. Para estudar para as provas, ler os textos ajuda bastante.

FDA também é uma matéria tranquila, com muito conteúdo para se “decorar”. As provas também são tranquilas, basta apenas revisar o conteúdo das aulas pelos slides liberados pelos professores. É importante estar atento porque várias atividades compõem as notas, não apenas as provas. A parte mais difícil são os trabalhos, já que os grupos são sorteados e tem bastante coisa para fazer, além de metade da nota do trabalho ser da apresentação.

Quais dicas você daria sobre as matérias?

O primeiro semestre é difícil na questão de adaptação e já mostra matérias difíceis em conteúdo. A grande dificuldade é ajustar a rotina para estar em dia com as disciplinas.

Em Microeconomia, o melhor é fazer as listas (já que valem nota) e provas de anos anteriores, assim você terá uma boa ideia do conteúdo da prova. Fiquem atentos que as provas dos anos anteriores são uma referência para estudar. O grau de dificuldade pode variar de um ano para o outro. A aula solidária ajudou bastante para a PF.

Para estudar Cálculo, é muito importante fazer as listas, difícil é mantê-las em dia. Em caso de maior dificuldade, a monitoria ajuda muito. O atendimento também é muito útil, já que os professores de Cálculo I são muito atenciosos.

Para estudar Sistemas da Informação não tem segredo, você precisa fazer os exercícios do livro. É importante na hora de fazer os exercícios não olhar a resolução antes de fazê-los, já que os exercícios de cada capítulo são muito parecidos. O início de VBA assusta, mas após estudar alguns capítulos a matéria se torna mais habitual.

Em PCE, ficar em dia com os textos é essencial, já que tem muito conteúdo. Isso e as Aulas Solidárias me ajudaram bastante para as provas.

Em FDA, é muito importante se dedicar aos trabalhos, já que somados valem quase metade da nota do semestre. Para as provas, olhar os slides e revisar o conteúdo.

Esperamos que essas ótimas dicas do Vinicius tenham ajudado você, bixo, saber o que esperar do primeiro semestre. A Estudar com Você parabeniza a todos vocês por essa conquista e desejamos a todos um ótimo início de ano. Continuem ligados nos próximos posts.

 

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: