was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao quarto semestre no Insper

entrevista com dicas do quarto semestre insper

Fala galerinha, tudo bem? A entrevista de hoje é com o aluno Victor Hill, que acabou de terminar o quarto semestre no Insper. Ele vai nos dar muitas dicas sobre o que acontece nesse semestre!

O quarto período é aquele semestre em que começamos a dar um foco maior para as matérias “soft skills” no curso de administração do Insper. É um semestre não muito difícil, mas que exige do aluno um bom gerenciamento do tempo (principalmente se o graduando estiver engajado em alguma entidade ou em outras atividades fora da faculdade), tendo em vista que as matérias possuem uma carga de APSs maior que os semestres anteriores. Vamos agora à entrevista, esperemos que vocês gostem…

Quais as matérias mais fáceis e as mais difíceis, e por quê?

Estratégia Organizacional 1: EO foi uma das matérias da graduação que eu mais gostei até aqui. O curso é baseado na estruturação da governança corporativa e no tripé organizacional, que consiste em alinhar a definição dos incentivos, do poder de tomada de decisão e das mensurações de desempenho com a estratégia da empresa.
Os conteúdos quase sempre são apresentados em sala de aula por meio de cases que costumam valer nota. Existe também um trabalho de campo em que escolhemos uma empresa para analisarmos os seus aspectos de gestão organizacional e especulamos sobre potenciais melhorias com base nas teorias e conceitos vistos em sala.

Comportamento Organizacional 1: CO é uma matéria que procura estudar o comportamento individual, tentando entender quais os tipos de ambientes devemos criar nas empresas para termos uma maior probabilidade de ela apresentar um bom clima organizacional. As aulas costumam ter uma abordagem de debate e de exposição de pesquisas do comportamento humano.  O trabalho de campo (APS) consiste em uma pesquisa de clima organizacional e  tanto o grupo quanto a empresa são os mesmos do APS de EO. Uma dica é formar um bom grupo e dividir uma parte das pessoas com as tarefas de EO e os demais com CO (vale lembrar que todos os membros precisam dominar o conteúdo do trabalho, visto que todos os integrantes precisam apresentar e/ou responder perguntas direcionadas pela professora).

Direito Aplicado à Administração: Essa matéria tem o fato interessante de ter o curso ministrado por dois professores que se revezam nas aulas. O curso em si também não é difícil, desde que você esteja alinhado com as aulas.

Econometria: Historicamente essa é a matéria “carrasca” dos alunos do quarto semestre, tanto de administração  quanto de economia. A matéria em si não é tão difícil, mas o nível de erro tolerado na correção pode complicar a vida do aluno. Então, a principal dica para econometria é fazer as provas com bastante atenção. Nessa disciplina, é importante que o graduando esteja em dia com os conteúdos de estatística vistos nos semestres anteriores (testes de hipótese são realizados e ferramentas como o boxplot já foram mencionados em provas anteriores).

Finanças 2: Fin2 também é uma matéria que costuma preocupar os alunos em ambos os cursos. As notas das provas podem substituir um eventual desempenho ruim nos quizzes, então, nada de desespero se não mandar bem nos testes. Os vídeos da estudar.com.vc são ferramentas práticas e de muita qualidade para firmar o que foi apresentado em sala, recomendo dar uma olhada no curso do site.

Dicas do Victor… 

Para a matéria de Estratégia Organizacional I, é importante sempre estar presente nas aulas e se dedicar à resolução dos cases, pois já dá um bom treino para a prova (cuja correção é rigorosa). Um bom resumo da matéria também auxilia bastante no estudo de véspera. Uma dica para Comportamento Organizacional é estudar pelos slides , porém, fazer anotações dos assuntos dados aulas e depois montar um resumo de todo o conteúdo deve ajudar bastante na preparação para as provas, já que alguns pontos discutidos em sala podem não estar contidos nos slides.

A dica para Direito é se dedicar para fazer boas APSs e garantir uma boa nota na PI (no meu semestre a PF foi mais difícil que o normal e muita gente foi surpreendida e pegou DP). A prova é com consulta, então, ter bons resumos faz total diferença para ir bem. Na última aula antes da prova os professores fazem um resumão da matéria e apontam o rumo que a PI ou PF deve seguir, logo, nem pense em perder a última aula.

Para Econometria a dica é fazer as listas e ir em todas as monitorias, visto que lá os exercícios são resolvidos (os gabaritos das listas não são disponibilizados no blackboard). Assistir os vídeos da estudar.com.vc serve como um ótimo reforço caso você não tenha entendido bem determinado assunto e queira uma ferramenta mais prática do que os livros da bibliografia.

Finanças II, uma dica para mandar bem é resolver os exercícios do final de cada capítulo do livro ROSS (o gabarito é disponibilizado pelo professor no blackboard) e frequentar as monitorias.

Além das dicas específicas de cada matéria, recomendo pegar provas antigas de cada uma delas para ver como os assuntos podem ser cobrados. Isso costuma ajudar muito!

Galera essas foram as dicas importantes e com muitos detalhes, na percepção do Victor, para performar bem no quarto semestre. Esperamos que tenham gostado e fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você.

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: