was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao segundo semestre da FGV

entrevista com dicas do segundo semestre fgv

Fala galerinha! A entrevista de hoje é com o aluno Sandro que acabou de completar o segundo semestre na FGV! Hoje ele vai dar umas dicas bem bacanas para você que está indo para o segundo semestre.

Diferente do primeiro semestre, em que os alunos têm de conciliar vários trabalhos em grupo longos, o segundo semestre exige um trabalho mais individual, por isso é importante organizar-se desde o início. Esperamos que vocês gostem…

Quais são as matérias mais difíceis e a mais fáceis, e por quê?

No segundo semestre o aluno terá as seguintes disciplinas: Contabilidade Financeira, Estatística I, Cálculo II, Filosofia e Ética, Sociologia e o Mundo Contemporâneo, Psicologia I, Direito Privado na Empresa e Imersão I.

O segundo semestre é um pouco mais difícil que o primeiro por ter matérias com mais créditos e ser o semestre que tem como disciplina obrigatória a terceira matéria mais difícil do curso de Administração de Empresas na GV: a matéria de Contabilidade Financeira.

Contabilidade Financeira, diferentemente das matérias de exatas feitas até o momento, possui uma teoria bem densa com conceitos totalmente novos e exige uma dedicação acima do normal para o aluno ser aprovado. A matéria é composta, basicamente, por um conjunto de “cases” a serem discutidos ao longo do semestre. Além disso, há uma apostila de exercícios para ser feita e, para complementar a base teórica, um livro tradicional entre os estudantes de Administração, Economia e Ciências Contábeis: o livro “Contabilidade Financeira: Introdução aos conceitos, métodos e aplicações”. A matéria costuma ter também duas provas parciais e uma prova final.

Em relação à Estatística I, é importante ressaltar que é uma matéria que apresenta uma densa base teórica, essencial para a compreensão dos conceitos apresentados em sala de aula. Os professores costumam usar um mesmo livro em comum: “Estatística aplicada à administração e economia”. A disciplina é composta por diversas listas de exercícios, pequenos testes e provas parciais e finais, que exigem um alto esforço por parte do aluno.

Cálculo II possui fama de ser “menos difícil” que Cálculo I, então não é uma matéria que costuma causar muitos problemas para os alunos. A disciplina é composta por uma teoria básica que dá continuação ao que foi visto em Cálculo I. Os professores, em geral, costumam utilizar o Livro do Stewart e do Hazzan para os estudos e prática de exercícios básicos.

A matéria de Filosofia e Ética costuma ser bem tranquila para quem está acostumado com leituras semanais frequentes. Ao longo da disciplina, são usados textos básicos e complementares para o entendimento dos conceitos filosóficos explicados em sala de aula.

Sociologia e o Mundo Contemporâneo, de forma análoga à disciplina de Filosofia e Ética, é composta por leituras semanais de textos básicos e complementares essenciais para o entendimento dos conceitos passados em sala de aula pelo professor.

Psicologia I é também uma matéria que costuma não dar muito trabalho para os alunos e conta com o mesmo esquema de leitura de textos, realização de trabalhos e provas ao longo do semestre.

Direito Privado na Empresa é uma matéria essencial para o curso, pois relaciona conceitos diversos que servirão como base para os alunos na tomada de decisão. Além disso, os professores costumam utilizar métodos diferentes de didática em sala de aula. Dessa forma, o modo de condução da disciplina pode variar dependendo do professor.

Imersão I é obrigatória nesse semestre. Nela, os alunos devem escolher uma disciplina para cursar durante uma semana e conseguir os créditos necessários.

Quais dicas você daria sobre as matérias?

Para Contabilidade Financeira, é altamente aconselhável que o aluno tenha um planejamento de estudos semanais, faça todos os exercícios da apostila e leia pelo menos os capítulos iniciais do livro citado anteriormente. Somente assim o aluno conseguirá obter um desempenho aceitável nos testes.

Para Cálculo II, é essencial que haja um cronograma de estudos para a prática dos exercícios dos livros e resolução das listas, assim como a leitura dos conceitos básicos para ajudar nos testes.

Para Filosofia e Ética e Sociologia e o Mundo Contemporâneo, o aluno deve fazer a leitura de todos os textos básicos ao longo do semestre compreender os conceitos explicados em sala de aula e obter um desempenho aceitável nos testes.

Para Psicologia I, é fundamental que o aluno leia os textos propostos e faça os trabalhos de sala de aula para conseguir fixar os conceitos vistos.

Para Direito Privado na Empresa, o aluno deve ficar atento às explicações do professor e fazer anotações em todas as aulas, como resumos, para ajudar nos estudos para as provas.

Então é isso pessoal, essa foi a entrevista com o Sandro, esperamos que vocês tenham gostado bastante e que tenha sido bem útil! Fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você!

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: