was successfully added to your cart.

Dicas de um aluno que sobreviveu ao segundo semestre no Insper

entrevista com dicas do segundo semestre insper

Fala galerinha! A entrevista de hoje vai ser com o estudante e jogador de futebol do Insper, Alexandre Strutz. Nesse post ele irá nos contar como foi seu segundo semestre no Insper e dar dicas superimportantes na hora de estudar para as matérias!

Quais as matérias mais fáceis e as mais difíceis, e por quê?

No segundo semestre o aluno faz cinco matérias, Cálculo II, Contabilidade, Estatística, Macroeconomia e Sociologia.

Cálculo II e Contabilidade são as duas matérias mais complicadas.

Sociologia: É muito importante prestar atenção em sala de aula e nos filmes assistidos. A prova intermediária vale apenas 10% e a final vale 65%. Na prova final tem que relacionar o conteúdo de sala de aula com algum filme, por exemplo: Tropa de Elite 2. Tem desafios de leitura (APS) feitos à noite, porém fáceis caso o aluno esteja em dia com as leituras.

Macroeconomia: Não é uma matéria complicada, porém, as faltas e o não acompanhamento dos estudos no dia a dia, podem torná-la difícil. A professora de Macro é muito boa e disponibiliza slides, porém, a matéria é contínua e uma falta pode resultar em problemas futuros. Existem provas ao logo do semestre que servem tanto para compor a nota quanto para o aluno saber qual o nível dele em relação à matéria. Estudos em grupos podem facilitar o andamento do curso.

Estatística: No curso de estatística, é muito importante a formação de um bom grupo e um bom desempenho na prova intermediária. Essa matéria é composta por vários trabalhos que valem bastantes pontos. Após a prova intermediária, começa a matéria de probabilidade, que é uma parte mais confusa. Os alunos não dão muito valor às aulas e podem se complicar caso não estudem diariamente.

Contabilidade: matéria mais complicada do segundo semestre. Professora muito boa, porém, uma prova extremamente difícil e trabalhos longos e complicados. O comparecimento aos atendimentos e monitorias são necessários e a realização dos exercícios é obrigatória. O trabalho em grupo (6 pessoas) acaba salvando muitas pessoas da DP, uma nota alta se torna essencial.

Cálculo II: Tem um nível alto de reprovação. É uma continuação da matéria de Cálculo I e a cada semestre vai ficando mais difícil, com os professores dificultando as provas. As listas ajudam muito, sendo mais curtas que as de Cálculo I, dando facilmente para acompanhá-las.

Dicas do Ale…

No segundo semestre, a fase de adaptação já passou e a rotina Insper já está inserida em cada pessoa dessa faculdade.

A dica relacionada à Contabilidade é prestar atenção e realizar todas as atividades em sala. Acompanhamento com a professora Grazi pode ajudar muito e conseguir provas de anos anteriores pode ajudar aos alunos a ter uma noção de como a matéria é cobrada.

A dica para Cálculo II é fazer todas as listas e tirar notas altas nas provas de pequena importância. A prova final consiste em uma matéria mais fácil comparada com a prova intermediária, logo uma nota alta na última prova acaba se tornando a salvação.

Para Macroeconomia, a dica que eu posso dar é o estudo em grupo, trocar informações ajuda bastante. As provas não são difíceis, porém, são muito longas, o que faz com que poucas pessoas terminem a tempo, então a atenção nas questões com maior número de pontos é importante.

Em Estatística, as listas da professora são muito boas, porém a falta de atenção dos alunos na aula acaba sendo algo recorrente que pode acarretar em problemas mais à frente.

A dica de Sociologia é saber escrever boas resenha, a matéria em si faz você pensar fora da caixa, o que particularmente achei muito bom.

É isso pessoal, esperamos que vocês tenham gostado das dicas do Ale. Foco nos estudos e esperamos que todos arrasem nesse semestre! Fiquem ligados nos próximos posts da Estudar com Você com dicas bem úteis, para vocês, universitários!

 

Estudar com Você

Autora Estudar com Você

Mais posts por Estudar com Você

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: